sábado, 28 de junho de 2014

Bolo de Caneca com Manteiga de Amendoim (sem óleo)

Os bolos de caneca não são os meus favoritos. A maioria das receitas destes bolos são versões de bolos de chocolate (que não são os favoritos cá em casa) e são muito gordurosas e açucaradas. Mas confesso que são muito práticos, quem não quer ter um bolo pronto a comer em menos de 2 minutos? Eu quero, com toda a certeza. É tão rápido que já nem vale a pena sair para comer aqueles bolos cheios de ingredientes esquisitos que vendem nos supermercados ou pastelarias.
A manteiga de amendoim substitui o óleo sem deixar o bolo gorduroso. Apesar de ser calórica é também muito nutritiva e contém fibras, cálcio, cobre, potássio e magnésio, entre outras vitaminas e minerais essênciais ao bom funcionamento do organismo.
Tentem comprar uma marca que tenha um baixo nível de sódio e evitem as marcas americanas que as vezes são vendidas nos hipermercados, pois contém organismos genéticamente modificados e uma lista de ingredientes desnecessários que nunca acaba.


Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de Farinha de Trigo
  • 4 colheres de sopa de Açúcar
  • 1 Ovo
  • 6 colheres de sopa de Leite
  • 3 colheres de sopa de Manteiga de Amendoim
  • 1/4 de colher de chá de Fermento Quimico

Preparação:

Numa taça pequena misturar bem todos os ingredientes até não existirem grumos e dividir a massa por duas canecas de tamanho normal (se quiserem fazer só um bolo usem uma caneca daquelas mesmo enormes e terão de ajustar o tempo de cozedura). Agora, o tempo de cozedura depende do vosso microondas, cada um dos nossos bolos ficou pronto em 2 minutos mas se acharem que os vossos ainda não estão deem lhes mais 30 segundos de cozedura até estarem firmes ao toque. Se lhes tocarem e ficar uma marca na massa ainda não estão prontos mas tenham cuidado para não cozerem demais senão ficam muito duros e secos.
Comer morno. Estes bolos quando ficam frios ficam ligeiramente secos, principalemente estas receitas que não levam óleo.
Espero que experimentem e para vos abrir o apetite fica aqui uma foto da textura do bolo. :)


Fonte: http://kirbiecravings.com/2012/02/peanut-butter-mug-cake-low-fat-version.html 

2 comentários:

Márcia Rocha disse...

Excelente, estou levando a receita... Huuuuuummmmmmm!!!
Desejo que seu fim de semana seja doce e cheio de boas surpresas :0)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://www.decolherpracolher.com.br

Pedacinho de Noz disse...

Olá Márcia,
Muito obrigada pelo seu comentário e pela sua simpatia.
Um bom fim de semana também para si.
Beijinhos :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...